12 passos para criar uma estratégia de Marketing Digital realmente eficiente

Publicado há 36 dias em Multipresença Digital

Uma estratégia de Marketing Digital envolve mais do que redes sociais. A seguir, saiba o que fazer e o que evitar ao planejar a sua.


Montar uma estratégia de Marketing Digital não é fácil. Cada estabelecimento deve ter uma personalizada, com foco na marca e no segmento no qual está inserido. Mas existem alguns passos básicos que nenhum proprietário de negócios locais pode deixar de lado — além de existirem armadilhas comuns que devem ser evitadas.

Confira a lista criada pelo SeuNegocioNoMapa.com para você montar uma estratégia de Marketing Digital eficiente e fortalecer a multipresença digital do seu negócio:

Reivindique ou crie uma ficha no Google Meu Negócio

97% dos consumidores buscam informações sobre negócios locais na internet, principalmente por meio de ferramentas de busca. O Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas de presença digital criada para negócios locais. Utilizar a ferramenta é como colocar a sua empresa na “vitrine” do Google. De acordo com o próprio Google, “empresas verificadas no Google Meu Negócio têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários”.

Não deixe diretórios e sites de reputação de lado

Diretórios de empresas e sites de reputação armazenam informações sobre os estabelecimentos e disponibilizam para milhares de pessoas. Além de facilitarem a descoberta do seu negócio, esses canais digitais contribuem para a construção da sua reputação digital. Facebook Places, Yelp e Veja Local são alguns exemplos.

Mantenha as suas informações sempre atualizadas

Uma vez que os seus dados estão disponíveis nos principais canais digitais, você deve mantê-los atualizados e corretos. Isso significa alterar o horário de funcionamento, informações de contato, localização e outros dados quando for necessário. Os danos causados por informações incorretas vão desde a diminuição de confiança na sua empresa quanto à desistência de fazer negócio com você.

Peça para os consumidores a avaliarem você

Avaliações são a base de qualquer reputação digital, além de serem uma fonte de insights para o seu negócio e aumentarem o ROL (return of learning). Para conseguir avaliações de 70% dos clientes, basta pedir. Evite trocar avaliações por prêmios, descontos ou qualquer outra vantagem. Tal prática não é bem vista pelo mercado e pelos consumidores.

Não ignore avaliações

Esse é um erro comum. Agradecer avaliações positivas e resolver qualquer problema descrito em avaliações negativas é importante — 89% dos consumidores leem as respostas das empresas. Além de mostrar que você se importa com a opinião dos seus clientes, você ainda se torna referência em atendimento ao cliente e aumenta a confiança na sua marca.

Engaje consumidores com as redes sociais

Afinal, essa é a finalidade das redes sociais para empresas: manter clientes e seguidores engajados com a marca e incentivá-los a fazer negócio com você novamente. Você também deve utilizar tais plataformas para tirar dúvidas e responder críticas.

Não resuma a sua estratégia de marketing às redes sociais

Como dissemos no item anterior, as redes sociais são importantes para engajar os seus clientes. Mas fotos no Instagram e posts no Facebook não são as ferramentas ideais para atrair potenciais clientes. Vale lembrar que 71% dos consumidores iniciam a sua jornada de compra utilizando ferramentas de busca, como o Google, para descobrir novos produtos e serviços.

Invista no design do seu site

Pesquisas mostram que estabelecimentos com sites intuitivos e responsivos atraem mais consumidores. Basta pensar em como usamos os smartphones hoje: 94% das pessoas que possuem um celular procuram negócios locais na internet. Por isso, investir num site com versão mobile significa mais clientes encontrando você.

Produza conteúdo relevante

Marketing de Conteúdo é uma das tendências atuais para o Marketing Digital. Produzir conteúdo relevante e relacionado ao seu negócio pode trazer mais pessoas para o seu site, aumentando o brand awareness e a autoridade da sua empresa.

Meça seus resultados

Ao analisar quantitativamente os resultados obtidos com o seu plano de Marketing Digital, você descobre possíveis falhas e consegue ter novos insights para o seu negócio.

Use publicidade local

A publicidade local busca atrair pessoas que moram ou frequentam uma região específica. Por isso, a principal característica do seu público-alvo é a localização geográfica. É a forma de divulgação ideal para atrair clientes locais para estabelecimentos comerciais, independente do ramo.

Utilize ferramentas de multipresença digital

Plataformas como a Business Monster® podem facilitar todas essas tarefas. A plataforma é integrada aos principais canais digitais, como Facebook, Google Meu Negócio e Yelp. Com ela, você pode alterar qualquer informação sobre a sua empresa em todos os canais, economizando o seu tempo. Também é possível responder às avaliações dos clientes, usar publicidade local e medir os seus resultados.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo