Google Meu Negócio: Seja encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Multipresença Digital

O Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas de presença digital criada para negócios locais. A seguir, entenda o que é essa ferramenta do Google e como ela pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa. 


Imagine a seguinte situação: um cliente quer encontrar um estabelecimento que oferece exatamente o produto ou serviço que você oferece. Se ele apenas buscar no Google o tipo de estabelecimento que ele procura, como “pizzaria” ou “loja de calçados”, o seu negócio aparecerá nos resultados de busca?

Uma das ferramentas capazes de aumentar as chances disso acontecer é o Google Meu Negócio. Utilizar a ferramenta é como colocar a sua empresa na “vitrine” do Google, o que a torna uma aliada importante de qualquer estratégia de marketing digital.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Google Meu Negócio e como ele é capaz de fortalecer a sua multipresença digital.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que empreendedores podem utilizar para divulgar informações de seus negócios locais na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Quem cadastra uma empresa no Google Meu Negócio gera uma ficha com informações que interessam aos consumidores, entre elas o endereço do estabelecimento, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. Essa ficha aparecerá tanto na Pesquisa do Google quanto no Google Maps.

Ficha da Localiza Hertz no Google Meu Negócio
Exemplo de ficha criada pelo Google Meu Negócio para a Localiza Hertz, unidade do Aeroporto do Galeão

Com a ferramenta, você pode:

  • Inserir a sua localização no Google Maps
  • Gerenciar informações como nome, endereço, dados de contato e horário de funcionamento do seu estabelecimento
  • Divulgar fotos da sua empresa
  • Monitorar e responder aos comentários de clientes
  • Receber insights personalizados sobre como os clientes estão interagindo com a sua marca na internet
  • Receber notificações quando os clientes falam sobre sua empresa
  • Gerenciar as informações de várias unidades da sua empresa em um único painel
  • Fazer postagens para anunciar novidades e promoções

Também existem funcionalidades específicas para estabelecimentos de determinado ramo. Restaurantes, por exemplo, podem adicionar um botão para solicitar reservas de mesas.

Tudo isso pode ser feito por meio do aplicativo oficial, disponível no Google Play e na Apple Store.

Quais são as vantagens de usar o Google Meu Negócio?

Ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Esse é o maior objetivo do Google Meu Negócio. Hoje, 97% dos consumidores buscam informações sobre negócios locais na internet, principalmente por meio de ferramentas de busca. E, de acordo com o próprio Google, “empresas verificadas no Google Meu Negócio têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários”.

Logo, utilizar a plataforma é uma forma de garantir que os clientes encontrarão informações sobre o seu negócio a qualquer momento. Sem falar que as fichas do Google Meu Negócio utilizam botões call-to-action, que incentivam o consumidor a gerar rotas até o seu estabelecimento e a entrar em contato com você.

Estar em destaque nos resultados do Google

As empresas cadastradas no Google Meu Negócio podem aparecer no Google Local 3-Pack. Essa lista reúne três negócios locais, que são mostrados no topo da Pesquisa do Google. Essa lista aparece toda vez que alguém busca por um tipo de estabelecimento e é muito utilizada pelos consumidores. Um dos critérios utilizados pelo Google para selecionar quais negócios aparecerão no Google Local 3-Pack é a nota da empresa e a quantidade de avaliações dos clientes.

Gerar mais interações com o público

É possível fazer postagens com novidades sobre o seu negócio, receber e responder avaliações, e postar fotos do seu estabelecimento.

Enquanto as avaliações são parte essencial da sua reputação digital, o Google afirma que  “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Entender e ampliar a sua presença

O Google Meu Negócio ajuda você a entender o desempenho do seu negócio na internet e a pensar em novas formas de atrair mais consumidores. A ferramenta mostra, por exemplo, como os clientes encontraram a sua empresa no Google e de qual região eles são. Também é possível saber quantas pessoas ligaram para sua empresa ou geraram rotas até ela no Google Maps utilizando os botões call-to-action na sua ficha.

Como o Google Meu Negócio mostra as empresas?

Ao utilizar o Google Meu Negócio, os clientes poderão encontrar a sua empresa de três formas diferentes:

Ao pesquisar por estabelecimentos do seu ramo, definindo uma região

Se o cliente estiver procurando um restaurante em um bairro/cidade específico, ele poderá pesquisar “restaurante +bairro/cidade”. Nesse caso, o Google exibirá apenas estabelecimentos daquela região.

Exemplo de Google Local 3-Pack, que seleciona três estabelecimentos compatíveis com a busca do internauta

Caso o consumidor clique em um desses estabelecimentos, a ficha completa será aberta dentro do Google Maps,

Ficha no Google Maps
A ficha completa de um dos estabelecimentos aberta no Google Maps

Ao pesquisar por estabelecimentos do seu ramo, sem definir região

Se o cliente não especifica uma região, o Google considera a localização dele no momento da busca. Assim, o Google mostra empresas que estão próximas geograficamente dela, aumentando as chances de acontecer uma visita.

Novamente, o Google Local 3-Pack aparece no topo dos resultados de busca

Ao pesquisar pelo nome do seu estabelecimento

Nesse caso, a ficha do seu negócio vai aparecer ao lado direito da tela, com todas as informações visíveis.

Além de mostrar sites e diretórios nos quais o estabelecimento está cadastrado, a ficha do Google Meu Negócio aparece na lateral direita da tela com informações completas

Crie a sua ficha do Google Meu Negócio

Criar a sua ficha do Google Meu Negócio é fácil, basta acessar o site da ferramenta e seguir o passo a passo. Após inserir todas as informações necessárias, o Google vai mandar via Correios um código de verificação para o endereço cadastrado. O prazo de entrega é de 7 a 15 dias úteis. Com o código de verificação em mãos, você pode ativar a sua conta e gerenciar as suas informações no Google Meu Negócio.

Ainda tem dúvidas sobre o Google Meu Negócio? Compartilhe nos comentários!


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo