Como informações incorretas afetam a experiência e a opinião do consumidor sobre a sua marca

Publicado há 46 dias em Informação

O que acontece quando o consumidor encontra informações incorretas, incompletas ou desatualizadas sobre a sua empresa? A seguir, você vai entender como dados incorretos divulgados na internet e em outros canais digitais afetam a experiência do consumidor.


Você tem certeza que as informações sobre a sua empresa estão completas e atualizadas nos principais canais digitais? Disponibilizar dados básicos sobre o seu estabelecimento (nome, endereço e telefone) é um dos pontos-chave para ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam. Além disso, a medida também influencia o ranking do Google e de outros motores de busca.

Leia mais: O que são citações locais e como elas afetam a sua empresa?

Isso, é claro, se as informações estiverem completas e atualizadas. Mas o que acontece quando elas não estão? Abaixo, exploramos essa questão com os dados do último levantamento da BrightLocal, empresa americana especialista em SEO.

Como informações incorretas afetam a experiência do consumidor?

Ao longo de 2017, 30% dos clientes encontrou informações incorretas na internet. Veja os efeitos disso na experiência do consumidor:

80% dos consumidores perde a confiança na marca

Ter uma empresa considerada confiável requer diferentes estratégias. A mais simples entre elas inclui garantir que nome, localização e telefone (NAP)  estarão disponíveis para o potencial cliente na internet.

Leia mais: 5 perguntas para descobrir se a sua empresa existe no universo digital

Para 80% das pessoas, encontrar na internet informações incorretas e inconsistentes diminui a confiança na marca. Fotos de má qualidade ou muito antigas causam o mesmo efeito em 50% das pessoas. Já um horário de funcionamento incorreto afeta a confiança de 51%. Como a confiança do consumidor é uma parte crítica da jornada do comprador, esses dados devem ser levados em consideração por todo pequeno e médio empreendedor.

41% das pessoas descarta a empresa imediatamente

Nem todo consumidor é paciente. Apesar de 59% tentar entrar em contato ou procurar o endereço do estabelecimento em outro canal, 41% simplesmente desiste da empresa.

A pesquisa ainda mostra que 22% visitou um endereço errado nos 12 meses anteriores. Contudo, apenas 29% desse grupo tentou encontrar outro negócio online ou nas redondezas. Isso mostra quantos clientes as empresas estão perdendo devido a dados de localização incorretos.

93% dos clientes sente-se frustrado

Frustração é um sentimento imprevisível. Pode resultar em diversas reações dependendo do estado emocional e da personalidade de cada pessoa. Uma vez frustrado, o cliente pode persistir e tentar entrar em contato com o estabelecimento, procurar uma empresa alternativa ou desistir completamente da sua busca.

A pesquisa mostra que 93% dos consumidores concordam que encontrar informações incorretas em diretórios de empresas gera frustração. É preciso lembrar que esses são consumidores com uma grande intenção de compra, já que eles pesquisaram por uma empresa do seu segmento e escolheram a sua por diversos fatores. Ainda que eles decidam visitar o seu estabelecimento no final do dia, a primeira experiência deles envolve frustração.

Se você estiver fornecendo informações incorretas ou imprecisas na internet, precisará oferecer um produto ou serviço espetacular para evitar uma experiência geral negativa dos consumidores.

68% dos clientes desiste da marca

Depois de ver informações incorretas, tentar confirmar algum dado em outros canais e terminar de mãos vazias, quase 70% dos consumidores desiste para sempre da marca.

Por isso, não deixe de conferir se as suas informações estão corretas! O check-up gratuito de presença digital do SeuNegocioNoMapa.com pode ajudar você nessa tarefa.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo