Site oficial, diretórios online ou redes sociais, o que é melhor para atrair potenciais clientes?

Publicado há 192 dias em Multipresença Digital

Não sabe se é melhor investir mais em um site oficial, em diretórios online ou em redes sociais? Neste artigo, discutimos a nova jornada do consumidor para explicar a melhor abordagem.


Desenvolver uma presença digital forte exige diversas abordagens. Criar um site oficial para a sua empresa, cadastrá-la em diretórios online e utilizar as redes sociais são alguns dos primeiros passos para quem quer atingir esse objetivo e atrair mais clientes para os estabelecimentos físicos.

Mas administrar todas essas frentes exige tempo, tanto para adquirir conhecimento quanto para executar as tarefas diárias. Por isso, pode surgir a dúvida: por onde começar? Para responder essa pergunta, precisamos entender como é a nova jornada de compra do consumidor.

Como o consumidor descobre negócios locais?

Com a transformação digital, o consumidor mudou a forma de se informar sobre produtos e serviços. Alguns anos atrás, as Páginas Amarelas eram um dos poucos recursos utilizados para encontrar todo tipo de estabelecimento. Hoje, o cenário é diferente. A BrightLocal estima que 97% das pessoas usam a Internet para encontrar negócios locais. Um em cada oito consumidores faz isso todos os dias.

Mas como essas pessoas descobrem negócios locais na Internet? Se você pensou nas redes sociais, está enganado. O Google mostrou que 80% utilizam motores de busca, como o próprio Google, o Bing e o Yahoo.

Os resultados orgânicos do Google

O Google é o motor de busca mais conhecido e utilizado atualmente. Sozinho, ele é responsável por quase 75% do total de buscas feitas ao redor do mundo. Por isso, entender como o Google lida com pesquisas locais é importante se você quer ser encontrado por potenciais clientes.

Ao pesquisar por um tipo de estabelecimento no Google, o primeiro item a aparecer nos resultados orgânicos de busca é o Google  3-Pack. Esta é uma lista com três negócios locais que estão cadastrados no Google Meu Negócio e que estão perto de você. Nome, avaliação de clientes e endereço dos estabelecimentos listados são as informações que ficam em destaque. Ao clicar em algum dos estabelecimentos, você é redirecionado para o Google Maps e a ficha do Google Meu Negócio é aberta.

Abaixo do Google 3-Pack você vê uma lista de sites. É extremamente comum  os primeiros serem diretórios como TripAdvisor e Veja Local, cada um listando os melhores estabelecimentos cadastrados. Depois, podem aparecer sites de estabelecimentos, notícias, e outros tipos de links.

Redes sociais, diretórios online ou site oficial?

Como falamos anteriormente, a maior parte dos consumidores utiliza motores de busca para descobrir novos negócios locais e obter informações sobre produtos e serviços. Por isso, ter uma ficha no Google Meu Negócio e estar cadastrado nos principais diretórios online é importante para  aparecer nos resultados de busca e ser encontrado por potenciais clientes durante a fase de descoberta.

Isso não significa que ter um website próprio e ser ativo nas redes sociais não seja importante. Para ter uma presença digital forte, o ideal é que você consiga investir nas três frentes. Mas, se você quer se dedicar a apenas um canal no início, a dica é começar pelo Google Meu Negócio e pelos principais diretórios locais.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo