Como desenvolver a presença digital da sua empresa?

Localização

A presença digital não é mais uma opção para os negócios locais. A seguir, você vai entender quatro pontos importantes para fortalecer a sua marca nos meios digitais.


Não adianta fugir. Se você é proprietário de um pequeno ou médio negócio local, vai ter que se render às novas tecnologias e à internet. Desenvolver uma presença digital é mais do que acompanhar os novos hábitos dos consumidores: é investir no Marketing do seu negócio.

Sabemos que entrar nesse mundo pode parecer um desafio. Por isso, listamos os primeiros passos para você começar a colocar o seu negócio no mapa.

Crie uma ficha no Google Meu Negócio

Como você procura por um certo tipo de estabelecimento ou serviço nas redondezas? Se você realiza pesquisas em ferramentas de busca, o seu comportamento de compra é igual ao de 80% dos consumidores. Esse dado é do Google, que também aponta que 55% das pesquisas locais resultam em visita a um estabelecimento físico dentro de um dia.

Uma das formas de facilitar que novos clientes encontrem o seu estabelecimento durante essas pesquisas é criar uma ficha no Google Meu Negócio. Essa ferramenta do Google ajuda a listar a sua empresa nos resultados orgânicos de busca (resultados não pagos). Ela também adiciona o seu negócio automaticamente ao Google Maps e ao Google +.

Cadastre-se em diretórios locais

Outra forma de garantir que clientes encontrem informações sobre a sua empresa na Internet é cadastrá-la em diretórios locais. A maioria dos diretórios funcionam como catálogos virtuais e são utilizados por milhares de pessoas para encontrar restaurantes, hotéis, lojas e outros serviços. TripAdvisor, Facebook Places e o Guia Quatro Rodas são alguns exemplos de diretórios, mas existem dezenas deles para você escolher. Quanto mais diretórios você utilizar, maior será a presença digital do seu negócio.

Vale lembrar que Google, Bing e outros motores de busca priorizam os diretórios locais nos resultados orgânicos de busca. Isto é, eles normalmente aparecem no topo da lista de resultados. Por isso, se a sua empresa está cadastrada nos principais diretórios locais, mais chances ela tem de ser encontrada por novos clientes.

Mas você deve manter as suas informações sempre atualizadas e responder comentários de clientes. Hoje, já existem ferramentas que facilitam essa tarefa, como a plataforma Business Monster®.

Crie um website

Essa talvez seja a primeira iniciativa de um micro, pequeno ou médio varejista que está construindo a sua presença digital. E não é para menos. Cerca de 30% dos consumidores descartam imediatamente estabelecimentos que não possuem um endereço digital, segundo o diretório local Yellow Pages.

Mas não se preocupe. O seu website pode ter um layout simples, com apenas uma página. O mais importante é que ele contenha informações básicas e essenciais para os seus clientes. Nome, endereço e telefone são prioridades e devem estar em destaque. As pessoas prezam por um design agradável, então mantenha isso em mente ao escolher o visual mais adequado para o seu website.

E não esqueça de torná-lo responsivo, ou seja, adaptado para a versão mobile. Não estamos só na era digital, mas na era dos smartphones também. A BrightEdge, especialista em SEO, aponta que 57% das buscas por negócios locais são feitas por aparelhos celulares e tablets, não por computadores.

Use as redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida diária dos consumidores. São mais de 2 bilhões de pessoas no Facebook. No Instagram, 800 milhões. LinkedIn, Twitter, Pinterest e Snapchat vêm logo em seguida em número de usuários ativos.

Ainda que as ferramentas de busca sejam a principal forma dos consumidores encontrarem novos negócios locais, as mídias sociais trazem uma possibilidade única.  Por meio de fotos e vídeos, elas permitem projetar a sua marca de forma mais íntima. É possível mostrar o seu dia a dia e manter um contato mais próximo. Cada uma das mídias sociais tem a sua particularidade, e cabe a você avaliar qual é a mais adequada para o seu tipo de negócio.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo