Otimize a sua ficha do Google Meu Negócio e atraia mais clientes

Multipresença Digital

Entenda por que o Google Meu Negócio pode ajudar o seu negócio a subir no ranking do Google e como otimizar a sua ficha para atrair mais clientes.


O Google Meu Negócio é uma das principais ferramentas para aumentar a presença digital de pequenos e médios negócios. A ferramenta ajuda a colocar estabelecimentos comerciais no topo ranking do Google quando o consumidor faz uma pesquisa local. Por isso, você deve otimizar a sua ficha do Google Meu Negócio para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Abaixo, vamos explicar três aspectos que influenciam o ranking do Google para pesquisas locais e cinco formas de aprimorar a sua ficha no Google Meu Negócio para aumentar a presença no Google Maps e na Pesquisa Google.

Como é determinado o ranking do Google para pesquisas locais

O Google quer sempre dar a melhor resposta para a pesquisa do usuário. Assim, quando o consumidor procura por um estabelecimento comercial, o Google quer mostrar apenas aqueles com maior potencial em atender a demanda do consumidor. Para selecioná-los, o motor de busca considera três fatores extremamente importantes: relevância, distância e proeminência das marcas no meio digital.

Relevância

A relevância avalia o quanto uma ficha do Google Meu Negócio corresponde à pesquisa do usuário, ou seja, o quanto a empresa é relevante para o consumidor naquele momento.

Distância

A menos que o usuário aponte uma região específica na sua pesquisa (“posto de gasolina + bairro”, por exemplo), o Google levará em conta a distância entre as empresas e o consumidor para selecionar apenas os estabelecimentos mais próximos a ele.

Proeminência

A proeminência é o quanto um negócio é reconhecido. Baseia-se em informações que o Google encontra sobre a empresa na internet, em páginas, artigos, notícias e diretórios. A quantidade e a qualidade das avaliações online é outra forma de medir a proeminência de um negócio.

Como otimizar a ficha do Google Meu Negócio

Considerando esses três critérios, a importância de ter uma ficha do Google Meu Negócio consistente fica clara. Abaixo, listamos o que você deve fazer para otimizar a sua:

Mantenha seus dados atualizados e completos

Ter informações comerciais completas e detalhadas ajuda o Google a compreender qual serviço/produto você oferece e a selecionar a sua empresa com mais frequência. Além disso, garante que o consumidor encontrará as informações que ele precisa para fazer uma visita e entrar em contato com você. Por isso, atualize os seus dados sempre que houver alguma alteração.

Verifique todas as suas unidades

As fichas das suas unidades devem ser criadas ou reivindicadas para aumentar as chances de aparecerem tanto no Google Maps quanto na Pesquisa do Google.  Isso é importante visto que empresas verificadas têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários, segundo o Google.

Divulgue horários especiais

Vai trabalhar no próximo feriado ou data comemorativa? Não deixe de colocar essa informação na sua ficha. Isso vai dar confiança para as pessoas visitarem o seu estabelecimento naquela data. Caso contrário, o Google vai alertar o cliente sobre a possibilidade do seu estabelecimento ter o horário de funcionamento alterado pelo feriado ou data comemorativa, sem dar nenhuma certeza.

Incentive e responda aos comentários

Como dissemos antes, avaliações e comentários positivos melhoram a visibilidade do seu negócio no Google.  As avaliações também aumentam a probabilidade de alguém optar pelo seu estabelecimento, já que quase 85% das pessoas confiam tanto em avaliações quanto em recomendações pessoais. Além de incentivar os clientes a avaliar o seu serviço, procure responder a todos os comentários. Essa atitude mostra que você valoriza os seus clientes e ouve os feedbacks.

Adicione fotos

Por meio de fotos você pode mostrar ao cliente seus produtos e serviços e contar a história do seu negócio. Dessa forma, você tem mais chances de convencê-lo que você oferece exatamente o que ele procura. Segundo o Google, 90% das pessoas preferem visitar estabelecimentos que possuem fotos.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um relatório online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo