O que o seu negócio aprendeu na crise da Covid-19?

Presença Digital

O fechamento do comércio, gerado pela pandemia da Covid-19, fez os donos de pequenos negócios pensarem em alternativas para driblar a crise. Como o varejo físico não podia abrir as portas, os empreendedores tiveram que se reinventar. Onde? Na internet! 

Para não perderem vendas, o investimento também em suas fachadas digitais – conceito que está relacionado a como os consumidores enxergam o estabelecimento no ambiente online – foi o que salvou muitas empresas de quebrarem. 

Segundo dados recentes do SeuNegocioNoMapa.com, houve um aumento nos últimos meses na ordem de 35% no número de pedidos online, comprovando o potencial positivo dessa mudança de comportamento. 

Outro dado de uma pesquisa recente afirma que a atuação no ambiente digital contribuiu para que 800 mil empresas no país conseguissem estancar a queda em seus faturamentos neste período. 

No entanto, o que para muitas empresas passou a ser essencial, para os pequenos negócios, a realidade é outra. De acordo com uma pesquisa do Sebrae sobre impacto da crise nos pequenos negócios, somente 15% passaram a vender online durante a pandemia e 20% não sabem como isso se aplica à sua empresa.

Alguns dos recursos utilizados, muito por causa da pandemia, são novidade para as PMEs, considerando que apenas 11% delas possui alguma espécie de presença digital (dados Data Sebrae).

Veja algumas das alternativas para potencializar o seu negócio no ambiente digital, utilizadas pelas empresas neste período de crise e que deram certo:

Sites locais

Para aqueles negócios que não estavam presentes no ambiente digital, os sites locais foram extremamente úteis para que seus consumidores pudessem localizá-los em sua região de atuação. Foi uma forma de facilitar o contato entre o pequeno varejista e o seu consumidor, por meio de uma página com todas as informações atualizadas do estabelecimento, incluindo o número de telefone e WhatsApp para contato. Além de ajudar no atendimento ao cliente, o site local foi uma excelente opção de divulgação local dos serviços de delivery (entregas) e/ou retirada.

WhatsApp

O WhatsApp ganhou mais importância neste período de isolamento social por parte dos varejistas. Muitos estabelecimentos passaram a utilizar o aplicativo de mensagem, que se consolidou como uma alternativa viável para se realizar pedidos, como mais um canal para se relacionar com os seus consumidores.

Google Meu Negócio

Alguns varejistas nem sabiam que existia uma ferramenta onde o seu estabelecimento pudesse obter destaque nos resultados do Google quando os consumidores buscassem pela sua região e/ou atuação. Além de receber e acompanhar as avaliações e feedbacks dados pelos seus consumidores, o Google Meu Negócio é um dos recursos disponíveis para ajudar na presença digital da sua empresa.

Redes sociais

Muitos aproveitaram as redes sociais como Facebook e Instagram como canal de vendas e também de relacionamento com seus consumidores. 

Com a flexibilização do comércio, os pequenos negócios que ainda não absorveram as lições trazidas pela pandemia da Covid-19, ou seja, ainda não aproveitaram os benefícios dos canais digitais, podem e devem investir em sua presença digital. 

A digitalização é um caminho sem volta e é preciso acompanhá-la para continuar “no jogo”. O foco deve ser prosperar com sua operação física e também com sua operação digital para continuar faturando. A transformação digital melhora não só a produtividade, como dá mais acesso à informação, maior proximidade junto aos clientes e torna o seu negócio mais competitivo.

Acesse www.seunegocionomapa.com e conheça os recursos gratuitos que são disponibilizados para as PMEs.


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um check-up online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo

SeuNegocioNoMapa.com é uma iniciativa daNerdMonster