Entenda o que são diretórios locais e como eles são importantes na jornada de compra do consumidor
Apontador, Yelp, Guia Quatro Rodas, Veja Local, Foursquare. Você já ouviu algum desses nomes por aí. Essas e outras centenas de plataformas são chamadas de diretórios, uma das melhores formas de colocar o seu negócio no mapa e atrair clientes locais para o seu estabelecimento.
O que são diretórios locais?
Os diretórios locais funcionam como catálogos virtuais. Eles são considerados as Páginas Amarelas ou listas telefônicas da Era Digital. Qualquer estabelecimento pode ser listado nessas plataformas, a maioria de forma gratuita. Algumas são específicas para um setor, como é o caso do TripAdvisor. Outras, como o Veja Local, listam diversos tipos de empresas, que são segmentadas por região e área de atuação.
Os diretórios reúnem nome, endereço e telefone (dados NEP) dos estabelecimentos cadastrados. Em alguns casos, site oficial, horário de funcionamento, formas de pagamento aceitas, fotos e outros detalhes também podem ser adicionados. Além disso, os diretórios também permitem que os clientes deixem avaliações e comentários sobre as empresas. Algo indispensável para construir e manter uma boa reputação digital.
Milhares de pessoas acessam os diretórios para encontrar restaurantes, pet shops, lojas, hotéis e todo o tipo de estabelecimento. Em 2016, a Yellow Pages, um dos maiores diretórios do mundo, registrou mais de 60 milhões de acessos mensais em seu site e app.
Isso reflete diretamente nos negócios. Segundo a BCG, empresa de consultoria estratégica, o crescimento de empresas que listam online é 40% maior do que as que não são. Além disso, elas têm o dobro de possibilidade de gerar novos empregos.
Mas não podemos ignorar que os motores de busca, principalmente o Google, têm um papel importante nesse resultado. Já reparou que muitos diretórios locais aparecem no topo dos resultados orgânicos de busca (não-pagos)?
A maior responsável por isso é uma métrica chamada Domain Authority. Ela é utilizada pelo Google para identificar a relevância de um site para o internauta. Os fatores que o Domain Authority leva em consideração são o número de visitas e de visitantes, conversões, tempo de permanência nas páginas, qualidade de links externos, entre outros.
Na Pesquisa do Google, os links vêm logo abaixo do Google Local 3-Pack; é possível observar que a maioria dos links pertencem a diretórios locais
Os principais diretórios locais conseguem desenvolver um Domain Authority excelente, tornando-se os prediletos do Google. Dessa forma, quando um consumidor procura por algum tipo de estabelecimento ou serviço, os diretórios locais são os primeiros a aparecer nos resultados orgânicos de busca.
Assim, fica claro a importância dos diretórios locais. Eles são essenciais para dar visibilidade para o seu negócio e melhorar a sua estratégia de SEO local. Quanto mais diretórios confiáveis você utilizar, mais chances de atrair novos clientes.
Mas tenha em mente que realizar cadastros, reivindicar perfis existentes, administrar cada um deles e mantê-los atualizados é uma tarefa que exige tempo e dedicação. Hoje, existem ferramentas que tornam essa tarefa mais rápida, fácil e eficiente, como a plataforma de multipresença digital e marketing local bm® business monster.
Se você ainda não começou a se aventurar no universo dos diretórios, esta é a sua chance de começar!
Crédito foto/capa: Unsplash
O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um check-up online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.