Diferenças entre alcance orgânico e alcance pago

Divulgação

Para a ampliação da visibilidade de um negócio no ambiente digital é necessário traçar estratégias de divulgação para impactar, de forma assertiva, o público-alvo da empresa. Para isso, existem os alcances pagos e orgânicos, que é o quanto a empresa está impactando os seus consumidores e sendo divulgada na internet. As duas formas são importantes em uma estratégia de divulgação e devem ser trabalhadas juntas para manter um equilíbrio e alcançar resultados ainda melhores para o negócio. Entenda mais:

Alcance orgânico

O alcance orgânico é conquistado pela relevância, ou seja, o resultado obtido por meio da presença do negócio nas buscas e canais segmentados específicos, trazendo informações sobre a empresa ou conteúdo sobre ela. Conseguir um bom alcance orgânico faz parte do processo de estar presente em vários canais digitais, manter os dados da sua empresa sempre completos e atualizados e ter uma boa reputação.

É importante destacar que no momento de busca, o Google apresenta para os consumidores os melhores resultados e o critério para isso é a qualidade das informações publicadas nos mais variados canais digitais além da quantidade e qualidade das avaliações presentes em cada uma delas. Não há custo para estar presente nos canais digitais de forma orgânica, porém é importante considerar que leva-se um tempo para que eles comecem a favorecer a  divulgação da empresa.

Alcance pago

Anúncios pagos também são conhecidos como uma das maneiras mais efetivas de promover o seu negócio de acordo com o público-alvo da empresa, mediante a um investimento feito de forma segmentada e direcionada. As empresas utilizam os anúncios pagos para terem um controle maior sobre o período, perfil demográfico, região e faixa etária do público que será impactado pela publicação. O alcance pago permite, ainda, acompanhar a audiência do seu anúncio, analisando o progresso da divulgação. 

O equilíbrio

As duas formas de divulgação são efetivas e surtem efeito para a visibilidade da empresa no ambiente online. Ambas possuem vantagens e desvantagens, alinhadas de acordo com suas especificidades. Por isso, é recomendável que qualquer negócio utilize das duas ferramentas combinadas para garantir um bom resultado de divulgação. É comum que ao iniciar o processo de inclusão digital, o estabelecimento precise mais dos recursos do alcance pago uma vez que o orgânico leva mais tempo para ganhar relevância. Porém, com o tempo, essa dinâmica é invertida e o alcance orgânico pode passar a ser majoritariamente utilizado na estratégia. O importante é fazer uso destes recursos como aliados para turbinar os resultados do negócio na internet.

Crédito foto: Rawpixel


O movimento SeuNegocioNoMapa.com tem como objetivo facilitar a transformação digital de varejistas de diferentes portes. Para fazer um check-up online gratuito sobre a presença digital de seu negócio clique aqui.



Compartilhe:


logo

SeuNegocioNoMapa.com é uma iniciativa daNerdMonster